quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Como usar um Multímetro


SENSORES


Os sensores fotoelétricos é um tipo de sensor encontrado em uma grande quantidade de aplicações. Usados em sistemas de segurança, controle, equipamento médico, máquinas industriais e eletrônicas embarcadas. Vamos falar de alguns principais tipos de sensores fotoelétricos.
O sensor elétrico converter um sinal luminoso em um sinal elétrico que possa usado em um circuito eletrônico. Vejamos agora alguns tipos de sensores:

LDR
O LDR ou Resistor dependente de luz,  a  sua resistência depende da quantidade de luz que incide em sua superfície. É um dispositivo lento portando não é muito usado em variações rápidas de luz. Devido a isso é muito utilizados em sistemas automáticos de luz, alarmes de passagem ou sensores de objetos.

Foto célula
Esses dispositivos geram uma tensão elétrica dependendo da quantidade de luz em sua superfície.  São usadas na detecção de variações muito rápida de luz. 

Foto diodos
Os foto diodos podem ser usados no modo foto-condutivo ou no modo foto-voltaico. Se ele aproveitar a tensão gerada pela luz, dizemos que ele opera no modo foto-voltaico. E se ele aproveitar a resistência inversa ele opera no modo foto-condutivo.

Foto – Transistores
É o mesmo funcionamento do foto diodo, mas no caso dos transistores temos uma velocidade menor. A corrente gerada pela incidência da luz é amplificada.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Controle remoto


Muita gente já se deparou com um controle remoto da TV com problema, não aumenta o volume, não consegue mudar de canal. Vou colocar aqui algumas dicas que você pode tentar sem gastar nada.

1- Se o controle parou de funcionar, quase sempre o problema esta nas pilhas, mas talvez não seja apenas troca-las. Retire as pilhas, é possível que os contatos das pilhas no controle estejam oxidados ou enferrujados. Pode ter acontecido se alguma pilha vazou. Vamos limpar os contatos. 

2-Limpe a placa de circuito com uma toalha de papel ou cotonetes. Cuidado ao limpar a placa, os contatos dela são cobertos por uma tinta condutora, evite limpar com álcool ou acetona.
3-Podemos também lavar a placa de circuitos, caso a toalha de papel não resolva. Lavaremos com água corrente usando sabão, utilize apenas os dedos para “esfregar” a placa, pois uma escova ou esponja pode remover a tinta condutora. Depois de lavada deixe secar bem e evite por no sol ou usar ar quente.

4-Pode acontecer de algumas teclas não estarem funcionando. Isso pode acontecer porque a borracha condutora que faz o contato da tecla pode estar desgastada, para resolver isso podemos pegar um papel alumínio e colocar sobre a placa de circuito. O papel alumínio tem a capacidade de atuar como condutor.
 Com essas dicas você pode dar uma sobre vida ao seu controle remoto e economizar alguns reais na compra de um novo.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Microfonia




   Você já deve ter ouvido aquele barulho agudo muitas vezes insuportável. Bom, ao aproximar o microfone da caixa de som acaba captando o próprio ruído que sai dele, esse ruído retorna ao amplificador que sai de novo pelas caixas e alimenta novamente o microfone repetindo varias e varias vezes. O som acaba sendo amplificado sem para e o resultado é a microfonia. Pode ser evitado reduzindo o volume do microfone ou reposicionando para que não capte o ruído.





   Também chamada de realimentação positiva, o som que sai do alto-falante, é captado pelo microfone que é transformado  em sinal elétrico e amplificado, onde é transformado em som novamente onde é captado pelo microfone, e isso se repete inúmeras vezes. Uma das principais causas da microfonia é o posicionamento errada das caixas de som, então sempre evite colocar as os microfones no campo de projeção do som. Controle o ganho do microfone, muitos confundem o ganho com o volume, o ganho regula o  nível do sinal que entra no canal enquanto o volume controla o sinal que sai do canal. E nunca aponte o microfone para as caixas de som, senão um barulho ensurdecedor vai ecoar nos ouvidos de todos inclusive no seu.

220v ou 110v?




   Existe um mito onde dizem que a tensão de 220v consome menos energia elétrica do que a tensão de 110v. E que isto reduz na conta de luz. E ai o que você acha?
   A resposta é não. 
   Vamos citar um exemplo. O seu chuveiro elétrico, por exemplo digamos que ele tenha uma potência de 5500W, e ele para esquentar a água precisa dessa potencia, a potencia é dada pela relação entre a tensão elétrica e a corrente elétrica. Vamos jogar os valores na seguinte formula: P=V x I, onde P é a potencia, V é a tensão elétrica e I é a corrente elétrica. Como já temos a tensão e potencia vamos achar a corrente então:  

I= _P     ,     5500w  = 50A  ,    5500w = 25A
       I           110v                        220v





   Como percebe-se na formula acima, se eu alterar a tensão a potencia do chuveiro será a mesma alterando apenas a corrente elétrica, o que não vai refletir no consumo de energia elétrica, já que é a potencia que irá refletir na nossa conta de luz. Como a potencia permanece a mesma quando alterado de 110v para 220v não iremos ter alteração no consumo elétrico.
   Como a única alteração é na corrente elétrica você precisará de condutores elétricos de menor espessura e de um disjuntor que suporte uma menor corrente. Com 220v você terá um fluxo de corrente elétrica menor.