sábado, 30 de julho de 2016

VARISTOR



   O varistor também pode ser conhecido como VDR (Resistor Dependente de Voltagem), sua resistência diminui quando a tensão sobre o varistor aumenta. Geralmente  são usados como proteção de circuitos. Impedem que picos de tensão ou alta corrente cheguem ao circuito. O varistor protege o equipamento desviando a sobretensão ou sobrecorrente, para o terra, pois quando são submetido a altas tensões comporta-se como curto-circuito.






   São encontrados em equipamentos de proteção indireta contra picos de tensão da rede elétrica. Uma característica do varistor é diminuir a sua própria resistência interna com o aumento da tensão aplicada aos seus terminais, quando as sobretensões são mantidas por um longo período os varistores não proveem proteção para os equipamentos.

TOMADAS E BENJAMIN


   Quando as tomadas aquecem ou derretem o plugue geralmente estavam operando com uma corrente acima de sua capacidade, isso poderá gerar um principio de incêndio. Normalmente a corrente das tomadas é de 10A, mas existem equipamentos com a corrente nominal superior a este valor: 
Forno microondas;
Maquinas de lavar louça;
Ferro de passar roupa;
Maquinas de secar roupa;
Ar condicionado;
Fogão e forno elétrico;
Secador de cabelo.
Portanto deve ser instalada tomada de acordo com o equipamento (16A, 20A, 25A, 30A), sempre verifique o valor da tensão e da corrente da tomada e do equipamento antes de ligar. Na instalação de chuveiro elétrico sempre coloque um disjuntor só para ele.






   Sempre uteis e muito utilizados os benjamin exigem alguns cuidados. Existe tomada onde os fios suportam mais potencia do outras como as tomadas das geladeiras, freezeres, aparelhos de micro-ondas, entre outros. Quando colocamos um  benjamin na tomada e usamos mais de um equipamento nele, estaremos somando as potencias deles e isso faz com que o fio da tomada fique sobrecarregado. 
   Lembre-se, deixe crianças longe de benjamins e tomadas, se estiver molhado não chegue perto de aparelhos elétricos, seque bem as mãos antes ligar qualquer equipamento na tomada ou benjamin e nunca puxe a tomada pelo fio.

CURIOSIDADE



   Você já se perguntou o que são aquelas bolas alaranjadas nos fios de alta tensão e pra que servem.      Essas bolas são instaladas nos fios de alta tensão para sinalizar aos pilotos de aeronaves a existência desses fios. A instalação é obrigatória segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a fim de evitar acidentes com aviões e helicópteros.





   Chamadas de esferas dissipadoras eletro-geométricas servem também para atrair raios, sua cor alaranjada é para chamar atenção e facilitar sua visualização à longa distancia. Elas são colocadas em um cabo de aço de uma torre para outra, e não nos cabos de alta tensão, ligadas a uma estrutura metálica aonde chega até o solo.  Assim evita que os raios partam os cabos de alta tensão. Dessa forma pode-se perceber que não existem os para-raios nessas torres, onde as esferas são eficientes.
   Cada esfera pode pesar até 5 quilos e é quase o dobro do tamanho de bola de basquete, elas são feitas de resina de poliéster e reforçadas com fibra de vidro são resistentes a granizo, chuva, sol ou qualquer outro efeito climático que possa causa danos.


sábado, 23 de julho de 2016

SCR



O SCR é um componente que possui três terminais, anodo, catado e gate. De uma forma simples podemos dizer que o SCR é um diodo controlado, ou seja, ele irá conduzir quando receber um sinal em sua gate.





Ele é muito usado para o controle de relés, em circuitos de retardo, controle de motores, inversores, carregadores de bateria, controles de aquecedores.



sexta-feira, 22 de julho de 2016

Tentando consertar um multímetro


TRIAC





   O TRIAC é um tiristor onde no seu encapsulamento tem dois SCRs ligado em paralelo. Ele é normalmente usado em circuitos de comutação, tem como função ligar e desligar circuitos com grandes cargas, motores, aquecedores, etc.  O funcionamento básico do TRIAC consiste em ele receber uma tensão na GATE e permitir condução entre seus terminais.
   O TRIAC pode ser disparado tanto por uma tensão positiva quanto negativa aplicada na GATE. Uma vez ativado, continua a conduzir até que a corrente elétrica caia abaixo do valor de corte. Ele tem a capacidade de controlar cargas de até 16 ampères, conforme o Triac escolhido ele pode ser usado com aparelhos pequenos como lâmpadas, abajures, e ventiladores até grandes como aquecedores de ambientes, estufas e outros.


Resultado de imagem para triac
   Conforme a escolha do Triac, podemos ter potências diferentes máximas para as cargas controladas. Para isso existem diversas opções utilizando os Triacs da série TIC da Texas:
A tabela abaixo dá as opções:
TIC116   -   6 amperes
TIC226   -   8 amperes
TIC236   -   12 amperes
TIC246   -   16 amperes
   O Triac deve ser montado num bom radiador de calor, principalmente se tiver de operar perto de suas características limites.

Resultado de imagem para triac

quinta-feira, 21 de julho de 2016

MOSFET





       Os transistores de efeito de campo diferentemente dos transistores bipolares comuns são típicos amplificadores de tensão e não de corrente. MOSFET é a abreviação de Transistor de Efeito de Campo de Óxido de Metal Semicondutor. Ele possui três terminais, dreno, source e gate. Há dois tipos essenciais: o canal P e o canal N, e se diferenciam pela  polarização. A corrente passa pelo dreno e o source é controlada pela tensão aplicada no terminal GATE.





      Uma das principais diferenças entre o MOSFET e um transistor comum é que no transistor comum é controlado pela corrente na base e o MOSFET pela tensão. Isso faz com que os transistor comum sejam usados e circuitos de baixa corrente, e os MOSFET usados para aplicações com maiores valores de potência/corrente.


Resultado de imagem para mosfet simbolo

Termístor





        Existem dois tipos termístor, NTC ( coeficiente de temperatura negativo) e PTC  (coeficiente positivo de temperatura).  O termístor NTC vai diminuir a resistência de acordo com a temperatura enquanto o termistor PTC ira aumentar a resistência de acordo com a temperatura. 


Resultado de imagem para termistor


       Podemos testar o termístor da seguinte forma: usando um multímetro, colocamos na escala de resistência, vamos ligar as ponteiras nos terminais do termístor, ele não tem polaridade, iremos aproximar o ferro de solda aquecido no termístor, observe que a resistência vai variar aumentando ou diminuindo dependendo se for um PTC ou NTC. Caso isso não aconteça o termístor esta ruim. Esse é um teste simples e rápido, lembrando que para uma verificação perfeita temos que medir a temperatura e a resistência do termístor fornecidas pelo fabricante.


domingo, 17 de julho de 2016

NOVO PADRÃO DE TOMADA






     Bom, todos sabem que ao comprar um aparelho novo seja  ele TV, som as tomadas vem agora com três pinos. E nem todos trocaram suas tomadas de casa pelo novo padrão, ai vem a duvida, devo tirar o pino do meio da tomada. Sei que a melhor maneira de resolver tudo isso é só comprar um adaptador. Então vamos esclarecer algumas coisas sobre isso.



    Bom, vamos explicar primeiro qual a função do terceiro pino. Esse pino central é chamado de terra, ele serve para descarregar variações da rede elétrica, caso isso aconteça pode ocorrer algum choque no aparelho ou até danificar circuitos interno. Muitos dizem que esse pino torna-se inútil pois,  no Brasil muitas casas não tem a barra de aterramento, como outros dizem que para a empresa de energia elétrica instalar o relógio eles exigem um terra. Bom o importante de tudo isso é saber a função do terceiro pino que vem na tomada. A intenção é apenas para segurança é possivelmente evitar choques e avarias nos aparelhos. Em minha opinião o melhor seria conseguir um adaptador, assim você não danificaria sem aparelho novo e não perderia a garantia dele.

sexta-feira, 15 de julho de 2016



LDR


        O LDR nada mais é que um resistor dependente de luz onde, quando exposto a luz brilhante sua resistência diminui, e quando colocado no escuro sua resistência aumentará. O LDR é geralmente utilizado em circuitos eletrônicos onde seja necessário um senso de luz, por isso ele pode ser encontrado em detetores de fumo e incêndio, controladores de iluminação etc. 




Testando um LDR