sexta-feira, 29 de abril de 2016

Capacitores


Bom galera, vamos falar um pouco sobre os tipos de capacitores, tem gente que não conhece mas depois deste post espero que safem as dúvidas, então vamos AGORA...

Capacitores eletrolíticos - eles possuem polaridade, sendo assim temos que ter muita atenção quando formos coloca-los no circuito. Geralmente esses capacitores possuem um valor elevado de capacitância. Vamos dar um olhada na foto para podermos observa:

Capacitores Cerâmicos - esses capacitores são aplicados em circuitos de corrente contínua ou circuitos de alta frequência, não possuem polaridade. Seus valores de capacitância são baixo, variando  de 1 pF a 470nF. Vamos observar na foto abaixo como é esse tipo de capacitor:
Capacitores de Poliéster - esses capacitores além de não possuir polaridade não é recomendado seus uso em circuitos de alta frequência e podem ser encontrados numa faixa de valores de 1000 pF a mais de 10uF. Vamos dar uma olhada na foto para sabermos como ele é.

Dependendo do material usado como dielétrico os capacitores podem ser ideais para determinadas aplicações. Desta forma os capacitores cerâmicos são indicados para circuitos de alta frequência enquanto os de poliéster e eletrolíticos são usados em circuitos de corrente contínua e baixas frequências.

Um meio rápido de verificar se um capacitor esta bom devemos fazer o teste com um multímetro analógico, tendo a atenção de descarrega-lo antes de realizar a medição, para descarregar um capacitor é bem simples basta curto circuitar as pontas do capacitor, dependo do valor de tensão do capacitor ele poderá dar um estalo. 
Com o capacitor descarregado vamos realizar o teste AGORA, Colocamos o multímetro analógico na escala X1 depois as ponteiras em cada terminal do capacitor, devemos evitar encostar os dedos nas ponteiras durante a medição, o ponteiro deverá mover-se e voltar lentamente, aí sim senhores o capacitor esta bom, mas caso o ponteiro mova-se e não retorne fique parado em qualquer posição ele está com fuga portando não está bom, se o ponteiro mover-se até o fim e não retornar ele está em curto portando tá ruim, e se o ponteiro não mover ele esta aberto portanto também esta ruim.
Dessa forma podemos testar capacitores eletrolíticos, de poliéster e de cerâmica. Dependo do valor do capacitor é só mudarmos a escala no multímetro.

Bom isso foi uma pequena abordagem sobre como verificarmos de maneira rápida se um capacitor está bom ou não. E para os meus pupilos, ta lá é só acessar.










segunda-feira, 25 de abril de 2016

Testando Transistor 2N3055


Capacitores eletrolíticos



 Esses capacitores é frequentemente usados em fontes de alimentações pois conseguem filtrar tensões. Eles possuem polaridade sendo assim tem que ter muito cuidado para não inverter a polaridade. Caso ocorra uma inversão de polaridade isso pode ocasionar uma explosão do capacitor e gerar vapores ou até rompimento da carcaça. Essa explosão só ocorrerá se a tensão inversa for muita alta, daí a preocupação caso o capacitor for de uma tensão muito alta, alguns capacitores mais modernos apenas incham facilitando assim a causa do defeito apenas por visual.
Eles são capazes de armazenar cargas elétricas, atualmente os capacitores mais usados são os que fazem uso do alumínio.
A capacitância de um capacitor é a quantidade de cargas elétricas que ele consegue armazenar quando uma tensão de um volt é aplicada a seus terminais, dada em uma unidade chamada farad (F).

O problema todo dos capacitores eletrolíticos é que o eletrólito tende a secar, degradando o capacitor (ou seja, fazendo com que ele perca sua capacidade de armazenamento), causando mau funcionamento no circuito onde ele está instalado.