quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Cristais Osciladores

Osciladores de cristais gera um sinal elétrico em uma frequência especifica. Esse componente eletrônico usa o cristal de quartzo como material oscilador. Alguns equipamentos eletrônicos precisam de um sincronismo e é aí que entra esse componente. Os cristais de quartzo vibram com precisão fazendo com que os circuitos funcionem ordenados e sincronizados, quando você sintoniza uma estação de rádio sempre no mesmo ponto ou um relógio eletrônico mantendo sempre o mesmo ritmo ou até todas as operações de um computador sejam sincronizadas.



Quando esses cristais são submetidos a uma tensão, eles se contrai e usando essa contração chega a um certo ponto ou ele relaxa liberando a tensão e fica pronto para uma nova contração. O tempo de contração e relaxação determina um a frequência de operação.
Os osciladores são aplicados em relógios, computadores, telefones sem fio, telefones celulares, instrumentos de medidas de diversos tipos, televisores e DVDs.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

LM 386

É um circuito integrado muito usado quando se deseja potência de áudio de 1W e que pode ser alimentado por pilhas. Alimentado com tensões de 4 a 12V com potência na faixa de 250 a 700mW.




Esse amplificador de baixa potencia pode ser usado em várias aplicações praticas. Alarmes, pesquisadores de sinais, receptores e transceptores, intercomunicações.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Ligar um LED no 110V

Vamos mostrar como montar um circuito para ligar um LED no 110v. É um circuito simples e fácil de fazer e vamos precisar dos seguintes materiais:

1 LED
2 diodos 1N4004 para 110v e 1N4007 para 220v
1 resistor 22K
1 tomada



Primeiro vamos soldar um o lado negativo do diodo no terminal negativo do LED.


Depois soldaremos o resistor no terminal positivo do diodo



E o outro diodo nesta posição como mostra a foto abaixo.


Depois o terminal positivo do LED no terminal positivo do diodo



Agora vamos soldar a tomada 


E pronto. Agora é só conectar na tomada.


Pessoal eu usei durepox para isolar como na foto abaixo.



domingo, 23 de outubro de 2016

Diodo 1N4148

Este é um diodo de silício de uso geral, pode ser usado em circuitos de comutação de lata velocidade. Pode substituir a maioria dos tipos de uso geral de silício.
Aqui algumas características desse diodo:

Tensão inversa repetitiva = 100V
Tensão contínua inversa  = 100V
Corrente direta máxima  = 200mA
Dissipação total máxima = 500mV


quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Regulador 7805

É capaz de regular a tensão de saída em seu terminal, pode receber no seu terminal,de entrada, tensão de 7v a 35v e em seu terminal de saída 5v com uma corrente máxima de 1A. É usado em fontes de alimentação, carregadores de baterias e celulares entre outros.




Para testar um regulador de tensão o correto é realizar o teste com uma fonte de atá 25v. Você pode fazer o teste do 7805 com uma bateria de 9v. Coloque o fio de positivo no pino 1 do CI e o fio negativo no pino 2. Como na foto abaixo.

No pino 1 deverá ter a tensão de 9v e no pino 3 os 5v.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

DIAC

O DIAC é um diodo que só vai conduzir a corrente quando uma tensão de disparo é atingida, e quando a corrente elétrica chegar a um determinado valor ele para de conduzir. Para esse valor damos o nome de corrente de corte.


Ele tem um comportamento bidirecional ou seja ele conduz a corrente nos dois lados. A tensão de disparo do DIAC é de 30 volts podendo variar. O DIAC é normalmente utilizado para disparar TRIAC e SCR. Como ele é bidirecional seus terminais não são marcados como catodo ou anodo.
Uma das aplicações do DIAC são os circuitos Dimmer (regulação de intensidade luminosa)




Diodo Zener

O diodo zener permite a passagem de corrente elétrica bem maior do que o diodo comum. O diodo comum quando polarizado diretamente começa a conduzir quando atinge uma tensão de 0,6v ou ate 0,07v e se polarizado inversamente ele não conduz até atingir a tensão de ruptura, que neste caso danificaria o diodo. Já o diodo zener conduz quando polarizado diretamente ou inversamente e quado atingir a tensão de ruptura ele continuará a conduzir, mantendo a tensão constante nos seus terminais.



O diodo zener recebe uma dopagem (tipo N ou P) bem maior que o diodo comum. Por isso trabalha na tensão de ruptura. Essa tensão de ruptura é chamada de zener.
Geralmente usados como reguladores de tensão podem ser usados também como ceifadores que desviam tensões para que não alimentem certas partes do circuito onde essas tensões são indesejadas e como proteção de LEDs. 

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Pilhas de vários tamanhos. Por que?

O tamanho da pilha tem relação com a corrente elétrica que ela tem que fornece para o equipamento.  A pilha seja ela grande como de uma lanterna ou pequena como de uma calculadora, a sua tensão será de 1,5 v, porém sua corrente elétrica diferente. Ou seja, uma pilha grande usada em uma lanterna terá a tensão igual a de uma pilha pequena usada em uma calculadora mas sua corrente será diferente. 




Se você ligar uma lâmpada de 12v em uma tensão de 12v, certamente ela não irá queimar, mas não é certeza acender.  O brilho de uma lâmpada depende da corrente elétrica que passa pelo seu filamento então nem toda bateria de 12v pode fornecer essa corrente.
A bateria de automóveis a mais comum é a de acido-chumbo, embora hoje existam vários tipos, é formada por seis pilhas elétricas gerando 12v (2v cada pilha).

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Como fazer um sensor de água

Aqui vamos mostrar como fazer um sensor de água bem simples mesmo. Ele pode ser usado em caixa d´água e outros como também sensor de alagamento. Já fiz com fios de 15 metros e funcionou perfeitamente. Bom vamos a montagem.
Materiais necessários:

01- um LED
01- um transistor BC548
01- um resistor de 470 ohms
01- um resistor de 27k
01- um clip de bateria



Primeiro vamos soldar o resistor de 470ohms no positivo do LED.




Depois soldaremos o resistor de 27k no transistor BC548, entre a base e o emissor.


Agora vamos soldar o negativo do LED no coletor do transistor BC548.


Vamos soldar agora a alimentação do circuito, o negativo da bateria vai no resistor de 470ohms, e o o positivo da bateria no emissor do transistor BC548. Depois vamos soldar os fios que irão fazer contato com a água. Um fio na base do transistor e o outro no resistor de 470ohms.



Agora abaixo o circuito pronto. É só conectar a bateria e colocar os dois fios ao mesmo tempo na água.


Bom como eu não fiquei muito satisfeito resolvi colocar um buzzer, aquelas buzinas de microondas. Acho que com o barulho ficaria melhor. Então vamos lá.
A buzina entrará no circuito com o positivo dela soldado no resistor de 470ohms e o negativo no positivo do LED.



Então é isso aí galera, eu fiz um pequeno vídeo do funcionamento, um vídeo rápido de alguns segundos só pra vocês verem como ele funciona. Espero que tenham gostado. Valeu!!!




terça-feira, 13 de setembro de 2016

110v ou 127v?

No Brasil existem duas tensões que chegam nas residencias e comércios, 127v e 220v. Ai você deve perguntar, e da onde sai esse 110v? No passado aqui no Brasil usava-se 110v mas com o passar do tempo padronizaram para 127v. Quando tentamos medir em nossa residencia existe uma variação, as concessionárias estipulam entre 116v e 133v, mas não se preocupe os equipamentos fabricados aqui no Brasil foram aprovados pelo inmetro para suportar essa variação. Os fabricado no Brasil eu disse, pois existem alguns países quer a tensão é 110v.
Caso você compre um equipamento onde esteja escrito que ele é 110v, ele irá sim funcionar mas como ele foi projetado para receber 110v ao receber 127v ele irá aquecer e diminuir o tempo de vida útil dele. Isso é extremamente perigoso e pode causar incêndios. 
Existe lampadas fluorescente importadas da China que irá funcionar mais queimará com pouco tempo pois está trabalhando com a tensão alta. Por isso a importância de sempre ler os manuais quando adquirir um equipamento. 

Qual a diferença entre transformador e autotransformador?

Primeiro, existe sim diferença entre os dois. O transformador e composto por duas bobinas, chamamos de enrolamento primário e enrolamento secundário. Um inconveniente do transformador é que para construção das duas bobinas, a necessidade de mais material acarretará em mais custo.




O autotransformador ao contrário do transformador possui apenas um enrolamento, Dessa forma ficando mais barato em relação ao transformador. Consegue ter o mesmo desempenho porém com alteração de tensão e corrente.


Veja aqui como testar identificar primário e secundário de um transformador e testa-lo: 

https://www.youtube.com/watch?v=tWeHM5ynjYA

https://www.youtube.com/watch?v=mwyzf9VXIUI

domingo, 11 de setembro de 2016

Fusível Térmico


Resultado de imagem para fusivel termico

Utilizados em aparelhos elétricos que geram calor, como cafeteiras e secadores de cabelos, os fusíveis térmicos funcionam como proteção de aparelhos interrompendo a corrente elétrica quando atingem uma determinada temperatura. Eles funcionam somente a uma temperatura excessiva. 
Para sabermos se ele está bom, usamos um multímetro na escala de ohms e o resultado deve ser resistência zero, caso der resistência infinita ele está danificado.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Capacitor Variável

Quando precisamos mudar a capacitância de alguns circuitos durante seu funcionamento ou simplesmente para ajuste, teremos que usar um capacitor variável. Um bom exemplo é quando mudamos a estação de rádio, ao fazer isso estaremos variando a capacitância para mudar a frequência de operação do circuito.
Existe dois tipos de capacitores variáveis: o trimmer que é um capacitor de ajuste e o capacitor variável que é usado para sintonia.


Resultado de imagem para capacitor variavel trimmer
trimmer

Eles são usados principalmente em circuitos de alta frequência como receptores de rádio, telecomunicações, televisores, transmissores e em circuito onde a frequência precisa ser ajustada.

Resultado de imagem para capacitor variavel
capacitor variável

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Torneira do chuveiro dando choque

Quando você tenta ligar o chuveiro ou encosta na troneira leva um choque? Isso acontece com qualquer pessoa que tenha uma baixa resistência.
Toda água é um bom condutor elétrico, ela sempre terá sais minerais, pois não existe água 100% pura na natureza. No chuveiro elétrico existe uma resistência que recebe uma tensão para que com a passagem da corrente elétrica aconteça o aquecimento da água. Uma certa parte dessa corrente escapa para água, caso a torneira do seu chuveiro seja metálica essa corrente irá fluir por ele. 


Resultado de imagem para esquema chuveiro eletrico

Essa corrente que foge da resistência é muito pequena mas pode ocasionar um choque elétrico quando a resistência do corpo esta baixa. Isso acontece porque o chuveiro não está aterrado, deve-se então ligar o cabo de terra no sistema de aterramento de sua residencia.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Relé


Resultado de imagem para rele 6volts

Quando uma corrente circula por uma bobina ele cria um campo magnético, que irá atrai um ou vários contatos, fechando ou abrindo circuitos. Isso é o funcionamento de um relé.
Ele funciona como um interruptor eletromecânico que liga e desliga dispositivos elétricos.




Veja aqui como testar um relá:

https://www.youtube.com/watch?v=bxgP6zfEOdo

terça-feira, 6 de setembro de 2016

REGULADOR DE TENSÃO

Regulador de tensão é um dispositivo que tem como função manter a tensão de saída estabilizada de um circuito. Um regulador de tensão não gera energia sendo assim necessário ter uma tensão no seu pino de entrada, essa tensão tem que ser superior a sua tensão nominal.
O regulador de tensão 7812, por exemplo, tem uma saída estabilizada de 12V e na sua entrada no minimo 14,5V e no máximo 30V.


Resultado de imagem para REGULADOR DE TENSAO 7812

domingo, 4 de setembro de 2016

Sobre o Transistor de Potência 2N3055

É um transistor de alta dissipação de calor devido ao seu invólucro TO-3. Em projetos que utilizam alta passagem de corrente ele é muito utilizado. É um transistor de alta potência e baixa frequência pode controlar correntes elevadas em seu coletor de até 15A.


https://www.youtube.com/watch?v=X78d23cEUzA

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Como fazer um sensor de luz

Vamos montar um pequeno circuito sensor de luz com um LDR, iremos usar poucos componentes.  A alimentação do circuito é de 6v, podemos usar 4 pilhas para alimentar o circuito, Mas podemos usar uma bateria de 9v que funciona também. Vamos à lista de materiais:

01 - Transistor BC547C
01 - LDR
01 - LED (qualquer cor)
01 - Resistor 320 ohm
01 - 100k
01 - bateria 9v


Primeiro vamos soldar o resistor de 330ohm no  terminal positivo do LED:



Depois vamos soldar o LDR no Transistor, como na figura abaixo:



Agora vamos soldar o terminal negativo do LED no transistor:


Depois soldamos o resistor de 100k no terminal do LDR como na figura abaixo:



Para finalizar vamos soldar os fios negativo entre os resistor e o positivo entra o transistor e o LDR:


O funcionamento do circuito é bem simples, o Led acende quando alimentamos o circuito com 6 v, quando o LDR é iluminado a sua resistência diminui apagando o Led. Quando retiramos a luz do LDR sua resistência aumenta acendendo Led.
Abaixo temos o vídeo demonstrando o funcionamento do circuito:

https://www.youtube.com/watch?v=rvrL2cf0CcI




quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Como usar um Multímetro


SENSORES


Os sensores fotoelétricos é um tipo de sensor encontrado em uma grande quantidade de aplicações. Usados em sistemas de segurança, controle, equipamento médico, máquinas industriais e eletrônicas embarcadas. Vamos falar de alguns principais tipos de sensores fotoelétricos.
O sensor elétrico converter um sinal luminoso em um sinal elétrico que possa usado em um circuito eletrônico. Vejamos agora alguns tipos de sensores:

LDR
O LDR ou Resistor dependente de luz,  a  sua resistência depende da quantidade de luz que incide em sua superfície. É um dispositivo lento portando não é muito usado em variações rápidas de luz. Devido a isso é muito utilizados em sistemas automáticos de luz, alarmes de passagem ou sensores de objetos.

Foto célula
Esses dispositivos geram uma tensão elétrica dependendo da quantidade de luz em sua superfície.  São usadas na detecção de variações muito rápida de luz. 

Foto diodos
Os foto diodos podem ser usados no modo foto-condutivo ou no modo foto-voltaico. Se ele aproveitar a tensão gerada pela luz, dizemos que ele opera no modo foto-voltaico. E se ele aproveitar a resistência inversa ele opera no modo foto-condutivo.

Foto – Transistores
É o mesmo funcionamento do foto diodo, mas no caso dos transistores temos uma velocidade menor. A corrente gerada pela incidência da luz é amplificada.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Controle remoto


Muita gente já se deparou com um controle remoto da TV com problema, não aumenta o volume, não consegue mudar de canal. Vou colocar aqui algumas dicas que você pode tentar sem gastar nada.

1- Se o controle parou de funcionar, quase sempre o problema esta nas pilhas, mas talvez não seja apenas troca-las. Retire as pilhas, é possível que os contatos das pilhas no controle estejam oxidados ou enferrujados. Pode ter acontecido se alguma pilha vazou. Vamos limpar os contatos. 

2-Limpe a placa de circuito com uma toalha de papel ou cotonetes. Cuidado ao limpar a placa, os contatos dela são cobertos por uma tinta condutora, evite limpar com álcool ou acetona.
3-Podemos também lavar a placa de circuitos, caso a toalha de papel não resolva. Lavaremos com água corrente usando sabão, utilize apenas os dedos para “esfregar” a placa, pois uma escova ou esponja pode remover a tinta condutora. Depois de lavada deixe secar bem e evite por no sol ou usar ar quente.

4-Pode acontecer de algumas teclas não estarem funcionando. Isso pode acontecer porque a borracha condutora que faz o contato da tecla pode estar desgastada, para resolver isso podemos pegar um papel alumínio e colocar sobre a placa de circuito. O papel alumínio tem a capacidade de atuar como condutor.
 Com essas dicas você pode dar uma sobre vida ao seu controle remoto e economizar alguns reais na compra de um novo.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Microfonia




   Você já deve ter ouvido aquele barulho agudo muitas vezes insuportável. Bom, ao aproximar o microfone da caixa de som acaba captando o próprio ruído que sai dele, esse ruído retorna ao amplificador que sai de novo pelas caixas e alimenta novamente o microfone repetindo varias e varias vezes. O som acaba sendo amplificado sem para e o resultado é a microfonia. Pode ser evitado reduzindo o volume do microfone ou reposicionando para que não capte o ruído.





   Também chamada de realimentação positiva, o som que sai do alto-falante, é captado pelo microfone que é transformado  em sinal elétrico e amplificado, onde é transformado em som novamente onde é captado pelo microfone, e isso se repete inúmeras vezes. Uma das principais causas da microfonia é o posicionamento errada das caixas de som, então sempre evite colocar as os microfones no campo de projeção do som. Controle o ganho do microfone, muitos confundem o ganho com o volume, o ganho regula o  nível do sinal que entra no canal enquanto o volume controla o sinal que sai do canal. E nunca aponte o microfone para as caixas de som, senão um barulho ensurdecedor vai ecoar nos ouvidos de todos inclusive no seu.

220v ou 110v?




   Existe um mito onde dizem que a tensão de 220v consome menos energia elétrica do que a tensão de 110v. E que isto reduz na conta de luz. E ai o que você acha?
   A resposta é não. 
   Vamos citar um exemplo. O seu chuveiro elétrico, por exemplo digamos que ele tenha uma potência de 5500W, e ele para esquentar a água precisa dessa potencia, a potencia é dada pela relação entre a tensão elétrica e a corrente elétrica. Vamos jogar os valores na seguinte formula: P=V x I, onde P é a potencia, V é a tensão elétrica e I é a corrente elétrica. Como já temos a tensão e potencia vamos achar a corrente então:  

I= _P     ,     5500w  = 50A  ,    5500w = 25A
       I           110v                        220v





   Como percebe-se na formula acima, se eu alterar a tensão a potencia do chuveiro será a mesma alterando apenas a corrente elétrica, o que não vai refletir no consumo de energia elétrica, já que é a potencia que irá refletir na nossa conta de luz. Como a potencia permanece a mesma quando alterado de 110v para 220v não iremos ter alteração no consumo elétrico.
   Como a única alteração é na corrente elétrica você precisará de condutores elétricos de menor espessura e de um disjuntor que suporte uma menor corrente. Com 220v você terá um fluxo de corrente elétrica menor.


sábado, 30 de julho de 2016

VARISTOR



   O varistor também pode ser conhecido como VDR (Resistor Dependente de Voltagem), sua resistência diminui quando a tensão sobre o varistor aumenta. Geralmente  são usados como proteção de circuitos. Impedem que picos de tensão ou alta corrente cheguem ao circuito. O varistor protege o equipamento desviando a sobretensão ou sobrecorrente, para o terra, pois quando são submetido a altas tensões comporta-se como curto-circuito.






   São encontrados em equipamentos de proteção indireta contra picos de tensão da rede elétrica. Uma característica do varistor é diminuir a sua própria resistência interna com o aumento da tensão aplicada aos seus terminais, quando as sobretensões são mantidas por um longo período os varistores não proveem proteção para os equipamentos.

TOMADAS E BENJAMIN


   Quando as tomadas aquecem ou derretem o plugue geralmente estavam operando com uma corrente acima de sua capacidade, isso poderá gerar um principio de incêndio. Normalmente a corrente das tomadas é de 10A, mas existem equipamentos com a corrente nominal superior a este valor: 
Forno microondas;
Maquinas de lavar louça;
Ferro de passar roupa;
Maquinas de secar roupa;
Ar condicionado;
Fogão e forno elétrico;
Secador de cabelo.
Portanto deve ser instalada tomada de acordo com o equipamento (16A, 20A, 25A, 30A), sempre verifique o valor da tensão e da corrente da tomada e do equipamento antes de ligar. Na instalação de chuveiro elétrico sempre coloque um disjuntor só para ele.






   Sempre uteis e muito utilizados os benjamin exigem alguns cuidados. Existe tomada onde os fios suportam mais potencia do outras como as tomadas das geladeiras, freezeres, aparelhos de micro-ondas, entre outros. Quando colocamos um  benjamin na tomada e usamos mais de um equipamento nele, estaremos somando as potencias deles e isso faz com que o fio da tomada fique sobrecarregado. 
   Lembre-se, deixe crianças longe de benjamins e tomadas, se estiver molhado não chegue perto de aparelhos elétricos, seque bem as mãos antes ligar qualquer equipamento na tomada ou benjamin e nunca puxe a tomada pelo fio.

CURIOSIDADE



   Você já se perguntou o que são aquelas bolas alaranjadas nos fios de alta tensão e pra que servem.      Essas bolas são instaladas nos fios de alta tensão para sinalizar aos pilotos de aeronaves a existência desses fios. A instalação é obrigatória segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a fim de evitar acidentes com aviões e helicópteros.





   Chamadas de esferas dissipadoras eletro-geométricas servem também para atrair raios, sua cor alaranjada é para chamar atenção e facilitar sua visualização à longa distancia. Elas são colocadas em um cabo de aço de uma torre para outra, e não nos cabos de alta tensão, ligadas a uma estrutura metálica aonde chega até o solo.  Assim evita que os raios partam os cabos de alta tensão. Dessa forma pode-se perceber que não existem os para-raios nessas torres, onde as esferas são eficientes.
   Cada esfera pode pesar até 5 quilos e é quase o dobro do tamanho de bola de basquete, elas são feitas de resina de poliéster e reforçadas com fibra de vidro são resistentes a granizo, chuva, sol ou qualquer outro efeito climático que possa causa danos.


sábado, 23 de julho de 2016

SCR



O SCR é um componente que possui três terminais, anodo, catado e gate. De uma forma simples podemos dizer que o SCR é um diodo controlado, ou seja, ele irá conduzir quando receber um sinal em sua gate.





Ele é muito usado para o controle de relés, em circuitos de retardo, controle de motores, inversores, carregadores de bateria, controles de aquecedores.